"O torturador não é um ideólogo, não comete crime de opinião, não comete crime político, portanto. O torturador é um monstro, é um desnaturado, é um tarado" (Ayres Brito)

segunda-feira, 9 de março de 2020

ANTROPOLOGIA E HUMANISMO

Antropologia e humanismo

Como já vimos, no sentido etimológico, antropologia significa o estudo do homem, de modo que para Abbagnano, antropologia é a exposição sistemática dos conhecimentos que se têm a respeito do homem, visando portanto, fundar ou constituir um saber científico que toma o homem como o objeto do estudo (ASSIS; KÜMPEL, 2012).
No entanto, Lévi-Strauss defende que a antropologia pode ser considerada a base fundante do humanismo democrático que clama pela reconciliação do homem com a natureza na medida em que a antropologia procede de certa concepção do mundo ou da maneira original de colocar os problemas, uma e outra descoberta por ocasião do estudo de fenômenos sociais que tornam manifestas certas propriedades gerais da vida social.(ASSIS; KÜMPEL, 2012).
O homem se reconciliando com a natureza deve ser pensado de forma muito ampla, como por exemplo a noção do homem da importância da influência da natureza na própria evolução humana e mais recentemente a noção adquirida pelo homem da importância da preservação da natureza para preservação da vida no Planeta Terra e da própria espécie humana.
A primeira grande conferência mundial sobre meio ambiente ocorreu em Estocolmo em 1972:

 O homem já tem consciência de que o Planeta sobrevive sem o homem, mas o homem não sobreviverá com possíveis mudanças que poderá causar no Planeta. Curiosamente é o único ser vivo que tem consciência disso mas que não consegue reunir os recursos e força necessários para mudar esse futuro:
 - Das etapas do Humanismo:
1.1.1. Etapas do humanismo Em estudo intitulado Os três humanismos, LéviStrauss (1993: 277 a 280) constata que, para a maioria das pessoas, a antropologia aparece como uma ciência nova, um refinamento e uma curiosidade do homem moderno pelos objetos, costumes e crenças dos povos ditos selvagens. Observa, porém, que a antropologia não é nem uma ciência à parte, nem uma ciência nova; é a forma mais antiga e geral do que se costuma designar por humanismo. O humanismo, segundo o autor, pode ser decomposto em três etapas:
 a) a da Renascença: O humanismo da Renascença redescobre a antiguidade greco-romana e faz do grego e do latim a base da formação intelectual. Nesse sentido, esboça uma primeira forma de antropologia, na medida em que reconhece que nenhuma civilização pode pensar a si mesma, se não dispuser de algumas outras que lhe sirvam de comparação. A Renascença reencontra, na literatura antiga, noções e métodos esquecidos; porém, mais especialmente, encontra o meio de colocar sua própria cultura em perspectiva, confrontando as concepções renascentistas com as de outras épocas e lugares. Através da língua (grego e latim) e dos textos clássicos, os homens da Renascença encontraram um método intelectual que pode ser denominado técnica do estranhamento.
b) a dos séculos XVIII e XIX: o humanismo dos séculos XVIII e XIX atua numa extensão mais ampla. O progresso da exploração geográfica colocou o homem europeu em contato com o acervo cultural das civilizações mais longínquas, como China, Índia e América. Trata-se de um humanismo ligado aos interesses industriais e comerciais que lhe serviam de apoio, motivo pelo qual, mesmo diante da multiplicidade cultural, carrega valores ligados ao etnocentrismo, na medida em que estabelece a identificação do sujeito com ele mesmo, e da cultura com a cultura europeia.
Aqui nos deparamos fortemente com o ETNOCENTRISMO, com a noção de que minha cultura é superior, melhor, mais avançada que a outra cultura.

c) a atual: o humanismo atual, por intermédio da antropologia, percorre sua terceira etapa ao focar as sociedades primitivas, as últimas civilizações ainda desdenhadas. Para Lévi-Strauss, esta será, sem dúvida, a última etapa, porque, após ela, o homem nada mais terá para descobrir sobre si mesmo, ao menos em termos de extensão. Os dois primeiros humanismos, segundo ele, estavam limitados em superfície e qualidade, especificamente porque: a) as civilizações antigas tinham desaparecido e só poderiam ser conhecidas pelos textos ou monumentos; b) as civilizações longínquas (Oriente e Extremo Oriente), ainda que possuíssem textos e monumentos, só mereciam interesse por suas produções mais eruditas e refinadas; c) as sociedades primitivas não despertavam interesse porque não possuíam documentos escritos e a maioria delas nem sequer possuía monumentos figurados.Para superar essas limitações e preconceitos, a antropologia depara-se com a necessidade de dotar o humanismo de novos instrumentos de investigação. A antropologia, conforme Lévi-Strauss, ultrapassa o humanismo tradicional em todos os sentidos, visto que seu terreno engloba a totalidade da terra habitada, enquanto seu método reúne procedimentos que provêm tanto das ciências humanas e sociais como das ciências naturais, portanto, de todas as formas do saber. 
- ESTÁGIO ATUAL DA ANTROPOLOGIA:
No seu estágio atual, a antropologia fez progredir o conhecimento em três direções, ou novas etapas, sendo elas: I) Direção ou Etapa de Superfície; II) Direção ou Etepa de Riqueza de Ditalhes e III) Direção o Etapa de Ampliação dos Beneficiários.
I) DIREÇÃO OU ETAPA DE SUPERFÍCIE em superfície, porque se interessa por todas as sociedades, sejam simples ou complexas.


Para chegar ao estágio atual da Antropologia de Superfície, houve necessidade de se romper com enormes preconceitos com relações ao que foi classificado como primeiras etapas do humanismo. Neste sentido:
a) em um primeiro momento, a antropologia não se despertou interesse por civilizações antigas que tinham desaparecidos, havendo interesse apenas por aquelas que haviam deixado textos ou monumentos, ou seja, para a antropologia, se não houvesse texto ou monumento, não havia interesse de estudo;
b) também com relação as civilizações longínquas (Oriente e Extremo Oriente), ainda que possuíssem textos e monumentos, só houve interesse da antropologia  as produções relacionadas aos textos e monumentos que se revelassem mais eruditas ou refinadas, não despertando interesse de estudo os demais relatos, ainda que, sabemos hoje, que costumes milenares vigoram nessas civilizações até hoje, como por exemplo o caso citado em sala de aula de um Líder Tribal de uma Vila conceder refúgio a soldados estrangeiros e os Talibãs mesmo em maior número respeitar referido refúgio e deixarem o combate. Isso demonstra o quanto se perdeu de conhecimento pelo preconceito em se estudar mais profundamente essas sociedades;
 c) Por fim, em um primeiro momento, as sociedades primitivas não despertavam interesse porque não possuíam documentos escritos e a maioria delas nem sequer possuía monumentos figurados.
Para superar o preconceito dos exemplos citados acima, a Antropologia precisou reconhecer a necessidade de mudar sua forma de ver as mais diversas sociedades humanas  em sua natural complexidade e adotar novas formas de investigação, o que vai, por exemplo, ser fundamental para atingirmos uma das mais importantes direções ou novas etapas do atual estágio da Antropologia se organizando em três direções e a principal direção é classificada como ANTROPOLOGIA NA DIREÇÃO DA SUPERFÍCIE, ou seja, ampliação da superfície de estudos.

 II) DIREÇÃO OU ETAPA DE RIQUEZA DE MEIOS DE INVESTIGAÇÃO, porque, em função das características particulares das sociedades primitivas, introduziu novos modos de conhecimento que podem ser aplicados ao estudo de todas as outras sociedades, inclusive as sociedades contemporâneas mais complexas, como é o caso da sociedade europeia e da norte-americana; 

III)DIREÇÃO OU ETAPA DE AMPLIAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS, porque, ao contrário do humanismo clássico restrito aos beneficiários da classe privilegiada, alcança as populações das sociedades mais humildes. 
- ANTROPOLOGIA DUPLAMENTE UNIVERSAL
A antropologia marca, portanto, o advento de um humanismo duplamente universal: 
a) primeiro: procurando sua inspiração no cerne das sociedades mais humildes e desprezadas, proclama quenada de humano poderia ser estranho ao homem, e funda assim um humanismo democrático que se opõe aos que o precederam, criados para privilegiados, a partir de civilizações privilegiadas; 
b) segundo: mobilizando métodos e técnicas tomados de empréstimo a todas as ciências, para fazê-los servir ao conhecimento do homem, a antropologia clama pela reconciliação do homem e da natureza, num humanismo generalizado. Há, portanto, na base dessa nova antropologia a afirmação do princípio de alteridade e a negação do etnocentrismo. 

Afirmar a alteridade significa fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, especificamente para reconhecer-se nas carências do outro e enxergar seus privilégios como expressão direta das privações do outro. 
Negar o etnocentrismo significa posicionar-se contra a atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 
O nacionalismo exacerbado é uma via para o etnocentrismo principalmente quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. A discriminação, o proselitismo, a violência, a agressividade são formas de expressar o etnocentrismo e negar a alteridade. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. Isso certamente ocorreu porque a avaliação dos padrões culturais dos índios não foi feita em relação ao contexto cultural dos próprios índios, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura europeia.
(Antropofagia no Brasil em 1557, segundo a descrição de Hans Staden)


- OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
Como foi possível observar até o momento o objeto de estudo da antropologia é o homem e suas obras.
Para os antropólogos BEALS e HOIJER (1968) o objeto de estudo vai centrar seus esforços em estudar o homem como membro do reino animal e, também, no comportamento do homem como membro da vida em sociedadeDesta forma, o objeto da antropologia abarca as formas físicas primitivas e atuais do homem e suas manifestações culturais, interessando-se principalmente pelos grupos simples, culturalmente diferenciados, e também pelo conhecimento de todas as sociedades humanas, letradas ou agrárias, extintas ou vivas, existente nas várias regiões da Terra. O antropólogo assume a importante tarefa de proceder a generalizações, formulando princípios que tem a função de explicar a formação e desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.

Exemplo de Sociedade Humana Extinta do Brasil: vestígios encontrados no Parque nacional da Serra da Capivara (Representa a maior concentração de Pinturas Rupestres do Mundo datas em carbono de 59.000 anos a 5.000 anos):


 A Origem do Homem Americano e os Estudos de Niéde Guidon:

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Edital de Seleção interno UEMS da 10º Missão UNIVIDA na Reserva Indígena de Dourados


UEMS/UNIVIDA 2020 – EDITAL INTERNO DE CONVOCAÇÃO E SELEÇÃO DE INTERESSADOS DISCENTES

I  APRESENTAÇÃO
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, desde o ano (2018), honrosamente passou a ser parceira da UNIVIDA (Associação Humanitária Universitários Unidos em Defesa da Vida), idealizada pelo Pe. Eduardo Alves de Lima, uma Organização vinculada a Pastoral Universitária da Diocese de Jales/SP (www.univida.org.br).
A Missão Univida não tem o intuito de promover turismo social. É necessário que o voluntário se lembre em todos os momentos que estamos indo para um lugar em vulnerabilidade social, com muita pobreza, fome e precariedade extrema. Em todo o tempo a UNIVIDA se esforça para garantir aos voluntários, condições de saúde e segurança e suprimento das necessidades básicas. Conforto não é a palavra que se adequa.
PARA REFLEXÃO:
Estou disposto a abrir mão da minha vontade em favor do grupo e do outro? Estou disposto a abrir mão do meu conforto em favor do grupo e do outro?
A ajudar na limpeza do pátio, dos banheiros, lavagem da louça, ajudar em tudo que necessário?
A Missão UNIVIDA 2020 terá o objetivo de promover ações de saúde e de melhoria da qualidade de vida para os indígenas da Reserva Indígena de Dourados/MS, através do trabalho voluntário de jovens universitários, na intenção de sensibilizá-los socialmente e de humaniza-los para sua prática profissional.
A UEMS/Paranaíba, por sua vez, com docente e discentes dos cursos de Ciências Sociais, Direito e Pedagogia, tem o objetivo de participar da Missão com ações, principalmente, relacionadas a orientação jurídica para adultos e atividades pedagógicas, sociais e lúdicas tais como, Rodas de Conversa, Murais e oficinas de pintura com a utilização de Gibis da Turma da Mônica e do Ziraldo com os temas: Direitos Humanos.
Neste contexto, por meio do presente edital interno, iremos selecionar 09 (nove) discentes da UEMS – Unidade de Paranaíba, sendo as vagas distribuídas na seguinte proporção:
-   Curso de Direito, 5 (cinco) vagas;
-   Curso de Ciências Sociais, 02 (duas) vagas;
-   Curso de Pedagogia, 02 (duas) vagas.
O presente edital está estritamente vinculado ao Edital UNIVIDA 2020, que pode ser acessado por meio do link:
ttps://www.univida.org.br/dourados2020
Observando todas as suas normas, em especial as que se destacam aqui.
O voluntário deve estar ciente que estará representando sua instituição de origem, e deve agir de modo ético e comprometido com os princípios desta missão humanitária. Lembrando-se que é uma iniciativa da Igreja Católica, tem caráter ecumênico e que requer atitude condizente com o espírito cristão. Qualquer comportamento inapropriado, que comprometa os objetivos da Missão, que cause transtornos para outrem pode ser plausível de desligamento e o voluntário deverá deixar a missão e retornar a sua cidade de origem por conta própria, custeando os custos de sua viagem de retorno.
São normas a serem observadas pelos voluntários:

1)    A ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de drogas ilícitas está expressamente proibida sob pena de desligamento automático e imediato da missão UNIVIDA 2020.
2)    Manter silêncio após às 22h00, para permitir o repouso e descanso de todos é condição essencial para a boa convivência.
3)    Manter-se em segurança: permanecer dentro dos limites da escola depois das 18h00min, não circular pela aldeia após este horário.
4)    Ter a carteira de vacinação atualizada, especialmente para a febre amarela e tétano.
5)    Tomar cuidado com a higiene pessoal, em especial lavar as mãos com maior periodicidade (recomenda-se andar com um pequeno vidro de álcool em gel no bolso).
6)    Respeitar os costumes e crenças locais.
7)    Manter a urbanidade e respeito com os demais membros da Missão.
8)    Atender prontamente as orientações de seu professor e ou outro membro da missão de hierarquia superior ou não.
9)    A Missão UNIVIDA estipula uma taxa de adesão de R$ 250,00 a cada participante, que compreende o custo com o transporte de Fernandópolis/SP até a Reserva Indígena de Dourados/MS, ida e volta; alimentação durante a missão e UMA camiseta de uniforme, de USO OBRIGATÓRIO. Caso o voluntário sinta necessidade de adquirir mais camisetas, o valor de R$ 25,00 a unidade, deverá ser repassado juntamente com a taxa de inscrição. A solicitação de camisetas extras deverá constar no preenchimento da ficha de inscrição.
10)                   A acomodação será em barracas, de responsabilidade do próprio voluntário. Levar colchonete, cobertores, roupa de cama e banho, prato, copo e talheres.
11)                   O transporte para a cidade de Dourados partirá e retornará de Fernandópolis/SP, portando é de responsabilidade dos voluntários se locomoverem até esta cidade. Saída, de FERNANDÓPOLIS/SP, dia 04 de julho de 2019, às 22h00min.
12)                   Em função do grande número de participantes, pede-se que a bagagem seja a mais reduzida possível.

II DA INSCRIÇÃO

Os discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, interessados em voluntariar-se na 10ª Missão UNIVIDA, deverão dirigir-se à Secretaria da UEMS, em horário regular de funcionamento e preencher sua ficha de inscrição com todos os dados obrigatórios DATA LIMITE 20/03/2020 (ANEXO I).
Estar ciente que existe uma taxa de inscrição no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) que deverá ser paga no momento da publicação do edital de selecionados que ocorrerá na data de 26/03/2020.
O não pagamento de referida taxa na data informada provocará a imediata convocação do suplente no dia 27/03/2020.
No ato da inscrição, obrigatoriamente, o discente deverá identificar o ano e curso que está devidamente matriculado (Ciências Sociais, Direito ou Pedagogia).

Serão  aceitas   inscrições   impreterivelmente   até   20/03/2020.

III - HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Haverá Publicação de Edital com o número das inscrições homologadas no dia 25/03/2020, após as 12:00hrs.
Serão indeferidas as inscrições:
a) inelegíveis ou que tenha ausência do preenchimento de qualquer um dos dados solicitados.
b) de voluntário que tenha participado em anos anteriores e que tenha se envolvido em qualquer tipo de ocorrência disciplinar, tais comos:
b1) ter saído da Reserva Indígena;
b2) não ter acordado no horário específico para participar sas atividades do café da manha, orientações gerais e direcionamento de sua missão diária;
b3) ter faltado com urbanidade ou agido de forma hostil com qualquer membro da missão;
b4) não ter respondido prontamente aos chamados, orientações e pedidos do professor responsável;
b5) não ter cumprido devidamente as tarefas desiguinadas pelo Projeto UEMS e ou Projeto UNIVIDA.
b6) ter deixado os limites da escola em que estaremos acampados após as 18:00 horas sem permissão de superior hierárquico.
IV - DA SELEÇÃO
Serão selecionados até o dobro do número de discentes, havendo uma classificação para os titulares e lista de espera. Desse modo, serão selecionados: 10 (dez) discentes do Curso de Direito, sendo 05 titulares e 05 para composição de lista de espera em caso de desistência do titular; 04 discentes do Curso de Ciências Sociais, sendo 02 titulares e 02 para composição de lista de espera; 04 discentes do Curso de Pedagogia, sendo 02 titulares e 02 para composição de lista de espera;
Não sendo, eventualmente, preenchidas as vagas de um dos cursos, referidas vagas serão alocadas nos demais cursos.
Não sendo preenchidas as vagas entre os candidatos selecionados na lista principal e lista de espera, referidas vagas serão alocadas com professores e alunos convidados pelo Professor Responsável pelo Projeto da UEMS – Unidade de Paranaíba.
Serão levados em consideração para a pontuação e classificação dos discentes interessados os seguintes requisitos:
B)   Já ter participado da Missão Univida em anos anteriores sem ter se envolvido em incidentes disciplinares 30 pontos;
C)   Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido pesquisa ou extensão com temas afetos a questões de cidadania, direitos humanos, educação infantil, educação para adultos: 30 pontos;
D)   Ter sido matriculado na UEMS oriundo de Programa de Ações Afirmativas 15 pontos;
E)    Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido pesquisa ou extensão com temas relacionados a questão indígena: 50 pontos;
F)    Estar matriculado no 5º Ano dos Cursos de Direito ou Ciências Sociais 50 pontos;
G)   Estar matriculado no 4º Ano dos Curso de Direito, Ciências Sociais ou Pedagogia, 40 pontos;
H)   Estar matriculado no 3º Ano dos Curso de Direito, Ciências Sociais ou Pedagogia, 30 pontos;
I)      Estar matriculado no 2º Ano dos Cursos de Direito, Ciências Sociais ou Pedagogia, 20 pontos
J)      Estar matriculado no 1º Ano dos Curso de Direito, Ciências Sociais  ou Pedagogia, 10 Pontos.
A classificação levará em consideração a maior pontuação do candidato sendo considerado 10 (dez) o candidato que conquistar maior pontuação e assim por diante.
Em caso de empate serão considerados como critério de desempate: 1) a série do candidato, tendo maior peso de desempate quanto maior for a série que cursa o discente. Caso persista o empate, serão levados em consideração também os critérios A; B; C E D, nesta ordem de valoração.

V – DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

No dia 25/03/2019 será publicada a relação dos candidatos classificados para participar da Missão UNIVIDA e uma lista de espera.

VI – DA CONVOCAÇÃO

Os candidatos classificados serão convocados para preenchimento da Ficha de Inscrição, formulário próprio da 10º Missão UNIVIDA, podendo retirar a mesma na secretaria ou ter acesso por meio do link: https://www.univida.org.br/calendario.
O prazo máximo para preenchimento da Ficha de Inscrição, entrega dos documentos (Cópia do RG, CPF, Carteira de Vacinação em dia) e pagamento da taxa de adesão (transporte, camiseta e alimentação) no valor de R$250,00 é impreterivelmente 26/03/2020.
Os candidatos que não cumprirem o prazo anterior serão desclassificados e haverá a convocação, no dia 27/03/2020 dos candidatos relacionados na lista de espera.
OBS I. Em data futura será divulgado o valor de despesa do transporte de Paranaíba a Fernandópolis ida e volta e data limite para o pagamento de referido valor. O Voluntário que não realizar referido pagamento na data definida será desclassificado e haverá a convocação do suplenta. Ano passado alguns voluntário não realizaram o pagamento de referido valor em data futura.
OBS II. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Professor Me. Alessandro Martins                           Prado             através        do                 e-mail alessandrodocenteuems@gmail.com.
OBS III A Ficha de inscrição para participação do processo seletivo deverá ser retirada na secretaria da UEMS.
ANEXO I. FICHA DE INSCRIÇÃO

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE VOLUNTÁRIOS UEMS PARA A 10ª MISSÃO UNIVIDA

NOME:...........................................................................................................
CURSO:............................................................SÉRIE.................................
NÚMERO DO RG............................SSP.........CPF.........................................
NÚMERO DO TELEFONE (WhatsAPP) (....)............................................
EMAIL:..........................................................................................................

A)    Declara já ter participado de qualquer tipo de ação voluntária: 10 pontos. Sim (   ) Não (   ) Qual?.....................................................................

B)    Declara já ter participado da Missão Univida em anos anteriores sem ter se envolvido em incidentes disciplinares 30 pontos. Sim (   ) Não (   )

C)    Declara estar desenvolvendo ou ter desenvolvido pesquisa ou extensão com temas afetos a questões de cidadania, direitos humanos, educação infantil, educação para adultos: 30 pontos. Sim (   ) Não (   ) Qual? ........................................................................................................................

D)    Declara ter sido matriculado na UEMS oriundo de Programa de Ações Afirmativas (Cotas) 15 pontos; Sim (   ) Não (   ) Qual? .........................................................................................................................

E)    Declara estar desenvolvendo ou ter desenvolvido pesquisa ou extensão com temas relacionados a questão indígena: 50 pontos; Sim (   ) Não (   ) Qual? ...............................................................................................................

F)     Declara estar matriculado no 5º Ano dos Cursos de Direito ou Ciências Sociais 50 pontos; Sim (   ) Não (   )

G)    Declara estar matriculado no 4º Ano dos Curso de Direito, Ciências Sociais ou Pedagogia, 40 pontos; Sim (   ) Não (   )

H)    Declara estar matriculado no 3º Ano dos Curso de Direito, Ciências Sociais ou Pedagogia, 30 pontos; Sim (   ) Não (   )

I)      Declara estar matriculado no 2º Ano dos Cursos de Direito, Ciências Sociais ou Pedagogia, 20 pontos; Sim (   ) Não (   )

J)     Declara estar matriculado no 1º Ano dos Curso de Direito, Ciências Sociais  ou Pedagogia, 10 Pontos. Sim (   ) Não (   )

Declaro estar ciente, caso seja selecionado para a 10ª Missão UNIVIDA, do pagamento da taxa de adesão ( transporte, alimentação e camiseta) do valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais), com data de pagamento máxima para o dia 25/03/2020, bem como, estar ciente e concordar com todos os termos do edital geral da UNIVIDA (www.univida.org.br) e do presente edital UNIVIDA/UEMS.

Paranaíba............ , março de 2020


                                         Nome por extenso

UEMS/UNIVIDA 2020 – EDITAL INTERNO DE CONVOCAÇÃO E SELEÇÃO DE INTERESSADOS DISCENTES

DATAS IMPORTANTES

20/03/2020 Data limite para inscrição por meio dopreenchimento do Anexo I;
25/03/2020 Divulgação das inscrições homologadas;
26/03/2020 Divulgação dos candidatos selecionados e pagamento da taxa no valor de R$250,00;
30/03/2020 Data limete para pagamento da taxa de 250,00;
31/03/2020 Convocação do suplente e pagamento do valor da taxa de R$250,00.
01/04/2020 Data limete para pagamento da taxa de inscrição do suplente e divulgação da lita de voluntários selecionados.
04/04/2020 Data limite para entrega de cópia do RG, CPF, Carteira de Vacinação atualizada, Foto3/4.
05/04/2020 Convocação de suplente para entregar cópia dos documentos referidos acima que não foram entregues pelo candidato regular.