"O torturador não é um ideólogo, não comete crime de opinião, não comete crime político, portanto. O torturador é um monstro, é um desnaturado, é um tarado" (Ayres Brito)

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DO DESVIO DE FUNÇÃO DO PODER TENDO POR BASE O DOCUMENTÁRIO BRÉSIL: LE GRAND BOND EN ARRIVE


Realize uma análise antropológica do desvio de função do poder tendo como elemento para pesquisa o documentário das jornalistas francesas Fredérique Zigaro e Mathilde Bonnassieux chamado “Brésil: le Grand Bond en Arrive” BRASIL: O GRANDE SALTO PARA TRÁS”.
Em nossas aulas discutimos que no longo caminho da evolução da espécie humana, em especial a Homo sapiens, “o trabalho” foi importantíssimo para o desenvolvimento de suas habilidades motoras e intelectuais. Foi a partir do trabalho, da liberação dos membros superiores, de atividades com as mãos, por exemplo, que houve um grande salto evolutivo no intelecto humano.
Observamos também que em algum momento da história humana a importância do trabalho como elemento de desenvolvimento se dividiu em uma dualidade de capacidade e importância que teve sérias consequências nas mais diversas áreas sociais. A humanidade acabou se dividindo entre aqueles que tinham a capacidade de pensar, e, mais tarde, tinham capital para investir, e os que iriam executar as tarefas daqueles que pensavam ou daqueles que possuíam o capital, surgindo assim a espécie dos Dominadores e dos Dominados, dos Exploradores e dos Explorados.
Essa mudança na forma como ver a função do trabalho, repercutindo em dominação e exploração obviamente não ficou apenas no campo da dominação e exploração de seres humanos por seres humanos, houve uma completa mudança na forma de agir do homem para com o meio ambiente em que vive repercutindo na exploração de forma insustentável da natureza.
É importante observar também que nas sociedades primitivas não ocorreu esse desvirtuamento da função do trabalho ao ponto de surgir dominadores/exploradores e dominados/explorados e muito menos a exploração predatória do meio ambiente, havendo, via de regra, um convívio em completa simbiose dos membros de sociedades primárias com a natureza o que pode ser observado até nos dias atuais.
O que importa e vale destacar mais uma vez é que, a partir do momento em que ocorrer o desvirtuamento da importância do trabalho surgindo na humanidade duas espécies de homens, ou seja, dominadores/exploradores e dominados/explorados, foi possível observar e analisar o desvio de função no poder em qualquer área ou atividade e é exatamente essa a tarefa que se está solicitando aqui.
Neste sentido, o aluno, após assistir atentamente o documentário “Brésil: le Grand Bond em Arrive” BRASIL: O GRANDE SALTO PARA TRÁS”, deverá realizar uma análise antropológica do desvio de função de poder das seguintes instituições:
a)      Poder Legislativo;
b)      Poder Executivo;
c)      Ministério Público Federal;
d)      Polícia Federal;
e)      Poder Judiciário;
f)       Imprensa;

OBS. Citar exemplos do documentário contextualizando os desvios de função de poder de cada uma das instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário