AULA
01 ANTTROPOLOGIA – CONCEITO E ASPECTOS DA ANTROPOLOGIA
1)
Do conceito de antropologia: antropologia é a conjugação de duas palavras
gregas:
A) antrhopos que significa homem;
B) logos que significa estudo, razão,
pensamento.
CONCEITO: Antropologia é o estudo
do homem. Como ciência da humanidade, ela é responsável por conhecer
cientificamente o ser humano em sua totalidade. (MARCONI; PRESOTO, 2006).
Quais os costumes, crenças, medos, anseios, alegrias e tristeza de um povo? O que é considerado honrado? O que leva uma tribo ou uma nação inteira para o conflito, para a guerra, para o genocídio?
Quais os costumes, crenças, medos, anseios, alegrias e tristeza de um povo? O que é considerado honrado? O que leva uma tribo ou uma nação inteira para o conflito, para a guerra, para o genocídio?
Trecho do Filme O Último dos Moicanos
TRECHO
DO FILME “O ÚLTIMO DOS MOICANOS”
Transcrição
do Diálogo presente no presente trecho.
______
(Cacique) Seus machados estão vermelhos...
______
(Magua) Muitos ingleses estão mortos Grande Cacique.
E
Magua tornou-se grande líder. Espera seu reconhecimento. Eu trouxe alguns dos
meus prisioneiros para honrá-lo.
Magua
vendera o oficial inglês aos franceses. A recompensa será meu presente para
você.
As
mulheres são filhas do chefe branco Munro.
Serão
queimadas. Assim todos dividirão esses troféus de honra. (canibalismo – tradição na tribo – queima as pessoas vivas e todas comem
um pedaço para adquirir seus “poderes”)
____
(Carabina Longa) Eu não falo Huron. Você fala francês, Major?
____
(Major, oficial inglês) Falo!
____(Carabina
Longa) Traduza para o francês todas as palavras que eu falar.
___
(Major traduzindo fala do Carabina Longa) Vim até vocês desarmado e em paz,
para que não ouça bobagens Cacique!
Liberte
as filhas do falecido Coronel Munro.
Não
desperte a ira dos ingleses matando inocentes.
____(Magua)
Montcalm e nossos amigos franceses são mais fortes que os ingleses.
Não
teremos a ira dos ingleses.
____(
Major traduzindo fala do
Carabina Longa) Cacique! Os pais franceses fizeram a paz. Magua a quebrou! Não
é verdade que os franceses serão amigos até dos Huron.
____(Magua)
Nosso pai francês ficou feliz em saber que nunca mais teria de lutar de novo
com os mesmos ingleses.
____(Cacique)
O homem branco veio e trouxe a noite para o nosso futuro.
Nosso
Conselho pergunta desde que eu era menino: “O que os Huron devem fazer?”
____(Magua)
Agora os franceses também temem os Huron. Isso é bom! Quando mais Hurons
ficarem mais fortes que seus medos, faremos um novo acordo de comércio com os
franceses.
Nós
nos tornaremos negociantes como os Brancos.
Tomaremos
as Terras dos Abenaki, as Peles dos
Osage, Sauk e Fox.
Trocaremos
por ouro. Não menos que os brancos, tão fortes quanto eles.
____(
Major traduzindo fala do
Carabina Longa) Será que Magua usaria os métodos dos franceses e dos ingleses?
Você
Usaria?
___(Magua)
Sim!
___(
Major traduzindo fala do
Carabina Longa) Teriam os Huron ganância por mais Terras que um homem poderá
usar?
Os
Huron enganariam os Senecas ao levar todas as peles de toso so animais da
floresta em troca de contas e uísque forte?
Esses
são os costumes dos comerciantes, e de seus senhores na Europa, infectados com
a ganância.
O
coração de Magua está confuso.
Acabará
como os que o confundiram.
Eu
sou Nathaniel dos Yengeeses. Hawkye, filho adotivo de Chingachgook, dos
Moicanos.
Liberte
as filhas do falecido Munro e o Oficial Inglês.
Este
cinto, lembrança dos dias do Povo do meu pai, é penhor de minha verdade.
___(Magua)
Você destila veneno em duas línguas.
____(Cacique)
Magua é um grande Chefe Guerreiro, mas seu caminho nunca foi o dos Huron.
Magua
fica com a filha mais jovem de Munro, para que a semente de Munro não morra e o
coração de Magua volte à Paz.
O
Oficial inglês volta para os ingleses. Assim sua ira será menos intensa.
A
filha Morena de Munro queimará no folgo pelos filhos mortos de Magua.
Carabina
Longa, vá em paz!
____(Carabina
Longa) Traduza!
Eu
por ela!
____(
Oficial Inglês) Mate-me! Um oficial inglês!
Eu
por ela!
___(Magua)
Vamos juntar-nos aos Huron dos lagos!
Esta
não é a voz da sabedoria.
Vocês
são mulheres! Escravas! Cachorras! Cuspo em vocês!
____(Carabina
Longa) Inpeça-os!
____(Oficial
Inglês) Pare!
____(Carabina
Longa) Sou Carabina Longa! Minha morte é uma grande honra para os Huron!
Matem-me!
Traduziu?
____(Oficial
Inglês) Sim!
____(Cacique)
Assim será!
___(Oficial
Inglês) Falei para me matarem.
Me
matem! Saudações senhor! Pegue-a e vá embora!
____(Filha
Morena de Muron) O que farão com Ducan?
Onde
está Alice?
Alice!?
(...)
____(Ansião,
último dos Moicanos) Grande Espírito e Criador de toda a vida...um Guerreiro
partiu como uma flecha veloz lançada rumo ao Sol.
Receba-o
e faça-o sentar-se junto ao Conselho de meu Povo. Ele é um Uncas, meu filho.
Diga-lhe
para ter paciência e peça à Morte que se apresse, pois estão todos aí, menos
um... Eu!, Chingchgook, o último dos Moicanos.
CONCEITO: Já os autores Hoebel e
Frost definem antropologia como: “[a ciência da humanidade e da cultura. Como
tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com
as artes e no empenho antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total
de povos específicos, é também uma disciplina humanística" (MARCONI;
PRESOTO, 2006, p. 01.).
1.1
Aspectos da antropologia:
Como vimos, a
antropologia é uma ciência que busca conhecer o ser humano em sua totalidade e
para alcançar esse fim ela se divide em três aspectos:
a) CIÊNCIA SOCIAL: propõe
conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.
Vamos fazer um exercício de imaginação! Qual será a imagem que os antropólogos do exterior possuem a respeito
do povo brasileiro já que, quando da greve da Polícia Militar em Pernambuco,
houve um caos total em que as pessoas, sem generalizar, é claro, saíram
saqueando supermercados, lojas de departamentos e etc.
Em total oposição a este fato, como nos causa espanto, por exemplo, os exemplos de honestidade do
povo Holandês. Nas estações de trem existem os locais para você adquirir o seu
cartão de embarque e não existe alguém para vigiar se você vai ou não pagar e
todo mundo paga para embarcar como deve ser em uma sociedade civilizada e
honesta.
São exemplos de como
vivem dois diferentes grupos em sociedade.
b) CIÊNCIA HUMANA: volta-se
especificamente para o homem como um todo, sua história, suas crenças, usos e
costumes, filosofia, linguagem, etc.
Comentamos em sala de
aula a respeito do Povo Dogon do Mali na África. Um povo muito curioso que
possui diversas crenças, crenças essas que chamaram a atenção de antropólogos
desde a década de 20 do século passado e o que mais chama atenção é que suas
crenças estão sendo confirmadas pela astronomia moderna.
Falamos também sobre o
direito ou não de “Poder morrer” o que também envolve o estudo da antropologia
humana na área da ciência humana. Para contextualizar nossas discussões,
utilizamos o vídeo intitulado O Solitário Anônimo produzido por Débora Diniz
que segue:
C) CIÊNCIA NATURAL: interessa-se
pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução, seu patrimônio
genético, sua anatomia, sua fisiologia.
OBS. Até aqui a humanidade evoluiu com a seleção da espécie e, dentro do universo em que conviveu a espécie Humana "Homo" com 7 espécies diferentes, ficando apenas a Homo sapiens, a pergunta que temos é: "A humanidade ainda continua evoluindo de forma eficaz?"
Uma provocação é o filme Idiocracia - Emburrecimento
Pense nisso!
Artigo com o título:
O risco à civilização e o surgimento do Homo stupidus stupidus
Autor do artigo: RUBENS R.R. CASARA é juiz de Direito do TJRJ e escritor. Doutor em Direito e mestre em Ciências Penais. É professor convidado do Programa de Pós-graduação da ENSP-Fiocruz. Membro da Associação Juízes para a Democracia e do Corpo Freudiano.
Documentário que retrata as diferenças socioeconômicas e culturais de duas regiões brasileiras (Nordeste e Sudeste). Produtor: Ednaldo Cortez