"O torturador não é um ideólogo, não comete crime de opinião, não comete crime político, portanto. O torturador é um monstro, é um desnaturado, é um tarado" (Ayres Brito)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

AULA 01 ANTTROPOLOGIA – CONCEITO E ASPECTOS DA ANTROPOLOGIA


AULA 01 ANTTROPOLOGIA – CONCEITO E ASPECTOS DA ANTROPOLOGIA
1) Do conceito de antropologia: antropologia é a conjugação de duas palavras gregas:

A) antrhopos que significa homem;

B) logos que significa estudo, razão, pensamento.

CONCEITO: Antropologia é o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela é responsável por conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade. (MARCONI; PRESOTO, 2006).

Quais os costumes, crenças, medos, anseios, alegrias e tristeza de um povo? O que é considerado honrado?  O que leva uma tribo ou uma nação inteira para o conflito, para a guerra, para o genocídio? 
Trecho do Filme O Último dos Moicanos

TRECHO DO FILME “O ÚLTIMO DOS MOICANOS”
Transcrição do Diálogo presente no presente trecho.
______ (Cacique) Seus machados estão vermelhos...
______ (Magua) Muitos ingleses estão mortos Grande Cacique.
E Magua tornou-se grande líder. Espera seu reconhecimento. Eu trouxe alguns dos meus prisioneiros para honrá-lo.
Magua vendera o oficial inglês aos franceses. A recompensa será meu presente para você.
As mulheres são filhas do chefe branco Munro.
Serão queimadas. Assim todos dividirão esses troféus de honra. (canibalismo – tradição na tribo – queima as pessoas vivas e todas comem um pedaço para adquirir seus “poderes”)
____ (Carabina Longa) Eu não falo Huron. Você fala francês, Major?
____ (Major, oficial inglês) Falo!
____(Carabina Longa) Traduza para o francês todas as palavras que eu falar.
___ (Major traduzindo fala do Carabina Longa) Vim até vocês desarmado e em paz, para que não ouça bobagens Cacique!
Liberte as filhas do falecido  Coronel Munro.
Não desperte a ira dos ingleses matando inocentes.
____(Magua) Montcalm e nossos amigos franceses são mais fortes que os ingleses.
Não teremos a ira dos ingleses.
____( Major traduzindo fala do Carabina Longa) Cacique! Os pais franceses fizeram a paz. Magua a quebrou! Não é verdade que os franceses serão amigos até dos Huron.
____(Magua) Nosso pai francês ficou feliz em saber que nunca mais teria de lutar de novo com os mesmos ingleses.
____(Cacique) O homem branco veio e trouxe a noite para o nosso futuro.
Nosso Conselho pergunta desde que eu era menino: “O que os Huron devem fazer?”
____(Magua) Agora os franceses também temem os Huron. Isso é bom! Quando mais Hurons ficarem mais fortes que seus medos, faremos um novo acordo de comércio com os franceses.
Nós nos tornaremos negociantes como os Brancos.
Tomaremos as Terras dos Abenaki, as Peles dos  Osage, Sauk e Fox.
Trocaremos por ouro. Não menos que os brancos, tão fortes quanto eles.
____( Major traduzindo fala do Carabina Longa) Será que Magua usaria os métodos dos franceses e dos ingleses?
Você Usaria?
___(Magua) Sim!
___( Major traduzindo fala do Carabina Longa) Teriam os Huron ganância por mais Terras que um homem poderá usar?
Os Huron enganariam os Senecas ao levar todas as peles de toso so animais da floresta em troca de contas e uísque forte?
Esses são os costumes dos comerciantes, e de seus senhores na Europa, infectados com a ganância.
O coração de Magua está confuso.
Acabará como os que o confundiram.
Eu sou Nathaniel dos Yengeeses. Hawkye, filho adotivo de Chingachgook, dos Moicanos.
Liberte as filhas do falecido Munro e o Oficial Inglês.
Este cinto, lembrança dos dias do Povo do meu pai, é penhor de minha verdade.
___(Magua) Você destila veneno em duas línguas.
____(Cacique) Magua é um grande Chefe Guerreiro, mas seu caminho nunca foi o dos Huron.
Magua fica com a filha mais jovem de Munro, para que a semente de Munro não morra e o coração de Magua volte à Paz.
O Oficial inglês volta para os ingleses. Assim sua ira será menos intensa.
A filha Morena de Munro queimará no folgo pelos filhos mortos de Magua.
Carabina Longa, vá em paz!
____(Carabina Longa) Traduza!
Eu por ela!
____( Oficial Inglês) Mate-me! Um oficial inglês!
Eu por ela!
___(Magua) Vamos juntar-nos aos Huron dos lagos!
Esta não é a voz da sabedoria.
Vocês são mulheres! Escravas! Cachorras! Cuspo em vocês!
____(Carabina Longa) Inpeça-os!
____(Oficial Inglês) Pare!
____(Carabina Longa) Sou Carabina Longa! Minha morte é uma grande honra para os Huron!
Matem-me!
Traduziu?
____(Oficial Inglês) Sim!
____(Cacique) Assim será!
___(Oficial Inglês) Falei para me matarem.
Me matem! Saudações senhor! Pegue-a e vá embora!
____(Filha Morena de Muron) O que farão com Ducan?
Onde está Alice?
Alice!?
(...)
____(Ansião, último dos Moicanos) Grande Espírito e Criador de toda a vida...um Guerreiro partiu como uma flecha veloz lançada rumo ao Sol.
Receba-o e faça-o sentar-se junto ao Conselho de meu Povo. Ele é um Uncas, meu filho.
Diga-lhe para ter paciência e peça à Morte que se apresse, pois estão todos aí, menos um... Eu!, Chingchgook, o último dos Moicanos.


CONCEITO: Já os autores Hoebel e Frost definem antropologia como: “[a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística" (MARCONI; PRESOTO, 2006, p. 01.).


1.1 Aspectos da antropologia:
Como vimos, a antropologia é uma ciência que busca conhecer o ser humano em sua totalidade e para alcançar esse fim ela se divide em três aspectos:
a) CIÊNCIA SOCIAL: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.

Vamos fazer um exercício de imaginação! Qual será a imagem que os antropólogos do exterior possuem a respeito do povo brasileiro já que, quando da greve da Polícia Militar em Pernambuco, houve um caos total em que as pessoas, sem generalizar, é claro, saíram saqueando supermercados, lojas de departamentos e etc.

Em total oposição a este fato, como nos causa espanto, por exemplo, os exemplos de honestidade do povo Holandês. Nas estações de trem existem os locais para você adquirir o seu cartão de embarque e não existe alguém para vigiar se você vai ou não pagar e todo mundo paga para embarcar como deve ser em uma sociedade civilizada e honesta.
São exemplos de como vivem dois diferentes grupos em sociedade.
b) CIÊNCIA HUMANA: volta-se especificamente para o homem como um todo, sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem, etc.
Comentamos em sala de aula a respeito do Povo Dogon do Mali na África. Um povo muito curioso que possui diversas crenças, crenças essas que chamaram a atenção de antropólogos desde a década de 20 do século passado e o que mais chama atenção é que suas crenças estão sendo confirmadas pela astronomia moderna.
Falamos também sobre o direito ou não de “Poder morrer” o que também envolve o estudo da antropologia humana na área da ciência humana. Para contextualizar nossas discussões, utilizamos o vídeo intitulado O Solitário Anônimo produzido por Débora Diniz que segue:

C) CIÊNCIA NATURAL: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução, seu patrimônio genético, sua anatomia, sua fisiologia.

OBS. Até aqui a humanidade evoluiu com a seleção da espécie e, dentro do universo em que conviveu a espécie Humana "Homo" com 7 espécies diferentes, ficando apenas a Homo sapiens, a pergunta que temos é: "A humanidade ainda continua evoluindo de forma eficaz?"
Uma provocação é o filme Idiocracia - Emburrecimento
 

Pense nisso!
Artigo com o título: 

O risco à civilização e o surgimento do Homo stupidus stupidus

Autor do artigo: RUBENS R.R. CASARA é juiz de Direito do TJRJ e escritor. Doutor em Direito e mestre em Ciências Penais. É professor convidado do Programa de Pós-graduação da ENSP-Fiocruz. Membro da Associação Juízes para a Democracia e do Corpo Freudiano.




Documentário que retrata as diferenças socioeconômicas e culturais de duas regiões brasileiras (Nordeste e Sudeste). Produtor: Ednaldo Cortez



Nenhum comentário:

Postar um comentário