"O torturador não é um ideólogo, não comete crime de opinião, não comete crime político, portanto. O torturador é um monstro, é um desnaturado, é um tarado" (Ayres Brito)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

UEMS/UNIVIDA 2019 – EDITAL INTERNO DE CONVOCAÇÃO E SELEÇÃO DE INTERESSADOS DISCENTES


UEMS/UNIVIDA 2019 – EDITAL INTERNO DE CONVOCAÇÃO E SELEÇÃO DE INTERESSADOS DISCENTES
I - APRESENTAÇÃO
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, desde o ano passado (2018), honrosamente passou a ser parceira da UNIVIDA (Associação Humanitária Universitários em Defesa da Vida), idealizada pelo Pe. Eduardo Alves de Lima, uma Organização vinculada a Pastoral Universitária da Diocese de Jales/SP (www.univida.org.br).
A Missão UNIVIDA 2019 terá o objetivo de promover ações de saúde e de melhoria da qualidade de vida para os indígenas da Reserva Indígena de Dourados/MS, através do trabalho voluntário de jovens universitários, na intenção de sensibilizá-los socialmente e de humaniza-los para sua prática profissional.
A UEMS/Paranaíba, por sua vez,  com docentes e discentes dos cursos de Ciências Sociais, Direito e Pedagogia, tem o objetivo de participar da Missão com ações, principalmente, relacionadas a orientação jurídica para adultos e Rodas de Conversa para crianças com a utilização de Gibis da Turma da Mônica e do Ziraldo com os temas: Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Prevenção de Drogas, etc.
Neste contexto, por meio do presente edital, iremos selecionar 13 discentes da UEMS – Unidade de Paranaíba, sendo as vagas distribuídas na seguinte proporção:
- Curso de Direito, 7 (sete) vagas;
- Curso de Ciências Sociais, 3 (três) vagas;
- Curso de Pedagogia, 3 (três) vagas.
O presente edital está estritamente vinculado ao Edital UNIVIDA 2019, que pode ser acessado por meio do link: https://www.univida.org.br/calendario, observando todas as suas normas, em especial as que se destacam aqui.
1)    O voluntário deve estar ciente que estará representando sua instituição de origem, e deve agir de modo ético e comprometido com os princípios desta missão humanitária. Lembrando-se que é uma iniciativa da Igreja Católica, tem caráter ecumênico e que requer atitude condizente com o espírito cristão. Qualquer comportamento inapropriado, que comprometa os objetivos da Missão, que cause transtornos para outrem pode ser plausível de desligamento e o voluntário deverá deixar a missão e retornar à sua cidade de origem por conta própria, custeando os custos da viagem de volta.
2)    A ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de drogas ilícitas está expressamente proibida sob pena de desligamento automático e imediato da missão UNIVIDA 2019.
3)    Manter silêncio após às 22h00, para permitir o repouso e descanso de todos é condição essencial para a boa convivência.
4)    Manter-se em segurança: permanecer dentro dos limites da escola depois das 18h00min, não circular pela aldeia após este horário.
5)    Ter a carteira de vacinação atualizada, especialmente para a febre amarela e tétano.
6)    A Missão UNIVIDA estipula uma taxa de adesão de R$ 200,00 a cada participante, que compreende o custo com o transporte de Urânia/SP até a Reserva Indígena de Dourados/MS, ida e volta; alimentação durante a missão e UMA camiseta de uniforme, de USO OBRIGATÓRIO. Caso o voluntário sinta necessidade de adquirir mais camisetas, o valor de R$ 25,00 a unidade, deverá ser repassado juntamente com a taxa de inscrição. A solicitação de camisetas extras deverá constar no preenchimento da ficha de inscrição.
7)    A acomodação será em barracas, de responsabilidade do próprio voluntário. Levar colchonete, roupa de cama e banho, prato, copo e talheres.
8)    O transporte para a cidade de Dourados partirá e retornará de Urânia/SP, portando é de responsabilidade dos voluntários se locomoverem até esta cidade. Saída, de URÂNIA/SP, dia 05 de julho de 2019, às 22h00min, da Praça da Matriz São Benedito.
9)    Em função do grande número de participantes, pede-se que a bagagem seja a mais reduzida possível.
II - DA INSCRIÇÃO
Os discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, interessados em voluntariar-se na 9ª Missão UNIVIDA, deverão dirigir-se à Secretaria da UEMS, em horário regular de funcionamento e preencher sua ficha de inscrição com todos os dados obrigatórios (ANEXO I).
No ato da inscrição, obrigatoriamente, o discente deverá juntar um comprovante de matrícula para demonstrar seu vinculo com um dos Cursos de Graduação da UEMS (Ciências Sociais, Direito e ou, Pedagogia).
Serão aceitas inscrições impreterivelmente até 12 horas do dia 28/02/2019.
III – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
Haverá Publicação de Edital com o número das inscrições homologadas no dia 28/02/2019, após as 12:00hrs.
Serão indeferidas as inscrições que estiverem inelegíveis, com ausência do comprovante de matrícula ou que não tenha preenchido qualquer um dos dados solicitados.
IV – DA SELEÇÃO
Serão selecionados até o dobro do número de discentes, havendo uma classificação para os titulares e lista de espera. Desse modo, serão selecionados: 14 discentes do Curso de Direito, sendo 07 titulares e 07 para composição de lista de espera em caso de desistência do titular; 06 discentes do Curso de Ciências Sociais, sendo 03 titulares e 03 para composição de lista de espera; 06 discentes do Curso de Pedagogia, sendo 03 titulares e 03 para composição de lista de espera;
Não sendo, eventualmente, preenchidas as vagas de um dos cursos, referidas vagas serão alocadas nos demais cursos.
Serão levados em consideração para a pontuação e classificação dos discentes interessados os seguintes requisitos:
B)   Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido pesquisa ou extensão com temas afetos a questões de cidadania, direitos humanos, educação infantil, educação para adultos: 03 pontos;
C)   Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido pesquisa ou extensão com temas relacionados a questão indígena: 03 pontos;
D)  Demonstrar aptidão para o convívio harmonioso com os demais voluntários da missão: 03 pontos;
E)   Demonstrar aptidão para respeitar e atender as solicitações dos responsáveis pelas equipes de trabalhos criadas pela Missão: 03 pontos;
F)    Demonstrar ser habilidoso, prudente e amável nas relações interpessoais, bem como, que amar e respeitar o próximo como a si mesmo: 03 pontos;
G)  Demonstrar habilidade em participar das tarefas diárias da missão ( contribuir com a limpeza da escola, lavar banheiros, ajudar a servir refeições, ajudar a lavar louças, triagem de doações de roupas e alimentos, distribuição de doações, etc.): 03 pontos;
A classificação levará em consideração a maior pontuação do candidato sendo considerado 10 (dez) o candidato que conquistar maior pontuação e assim por diante.
Em caso de empate serão considerados como critério de desempate: 1) a série do candidato, tendo maior peso de desempate quanto maior for a série que cursa o discente. Caso persista o empate, serão levados em consideração também os critérios A; B; C E D, nesta ordem de valoração.
V – DA ENTREVISTA
Os interessados que tiverem a sua inscrição homologada serão convocados para comparecer no dia 13/03/2019, a partir das 14:00hs na Sala 03 da UEMS para realização da entrevista.
Os candidatos que não comparecerem nesta etapa serão automaticamente desclassificados.
V – DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
No dia 15/03/2019 será publicada a relação dos candidatos classificados para participar da Missão UNIVIDA e uma lista de espera.
VI – DA CONVOCAÇÃO
Os candidatos classificados serão convocados para preenchimento da Ficha de Inscrição da 9º Missão UNIVIDA, podendo retirar a mesma na secretaria ou ter acesso por meio do link: https://www.univida.org.br/calendario.
O prazo máximo para preenchimento da Ficha de Inscrição, entrega dos documentos (Cópia do RG, CPF, Carteira de Vacinação em dia) e pagamento da taxa de adesão (transporte, camiseta e alimentação) no valor de R$200,00 é impreterivelmente 20/03/2019.
Os candidatos que não cumprirem o prazo anterior serão desclassificados e haverá a convocação, no dia 21/03/2019 dos candidatos relacionados na lista de espera.
OBS. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Professor Me. Alessandro Martins Prado através do e-mail alessandrodocenteuems@gmail.com.
OBS.II A Ficha de inscrição para participação do processo seletivo deverá ser retirada na secretaria da UEMS.
ANEXO I. FICHA DE INSCRIÇÃO



FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE VOLUNTÁRIOS UEMS PARA A 9ª MISSÃO UNIVIDA
NOME:...........................................................................................................
CURSO:............................................................SÉRIE.................................
NÚMERO DO RG.....................................CPF............................................
NÚMERO DO TELEFONE (WhatsAPP) (....)............................................
EMAIL:..........................................................................................................
1) Já participou de qualquer tipo de ação voluntária? (...) SIM ou (...)NÃO. QUAL:
2) Está desenvolvendo ou desenvolveu pesquisa ou extensão com temas afetos a questões de cidadania, direitos humanos, educação infantil, educação para adultos: (...) SIM ou (...)NÃO.
3) Já desenvolveu ou está desenvolvendo pesquisa ou extensão com temas relacionados a questão indígena: (...) SIM ou (...)NÃO.
4) Possui aptidão para o convívio harmonioso com os demais voluntários da missão: (...) SIM ou (...)NÃO.
E) Possui aptidão para respeitar e atender as solicitações dos responsáveis pelas equipes de trabalhos criadas pela Missão: (...) SIM ou (...)NÃO.
F) Acredita possuir ser habilidoso, prudente e amável nas relações interpessoais, bem como, amar e respeitar o próximo como a si mesmo: (...) SIM ou (...)NÃO.
G) Acredita possuir habilidade em participar das tarefas diárias da missão (contribuir com a limpeza da escola, lavar banheiros, ajudar a servir refeições, ajudar a lavar louças, triagem de doações de roupas e alimentos, distribuição de doações, atividades de orientação com crianças e adultos, etc.): (...) SIM ou (...)NÃO.
Declaro estar ciente, caso seja selecionado para a 9ª Missão UNIVIDA, do pagamento da taxa de adesão ( transporte, alimentação e camiseta) do valor de R$200,00 (duzentos reais), com data de pagamento máxima para o dia 20/03/2019, bem como, estar ciente e concordar com todos os termos do edital geral da UNIVIDA (www.univida.org.br) e do presente edital UNIVIDA/UEMS.

Paranaíba.............,fevereiro de 2019.

__________________________________________________
Nome por extenso

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

AULA 01 ANTTROPOLOGIA – CONCEITO E ASPECTOS DA ANTROPOLOGIA


AULA 01 ANTTROPOLOGIA – CONCEITO E ASPECTOS DA ANTROPOLOGIA
1) Do conceito de antropologia: antropologia é a conjugação de duas palavras gregas:

A) antrhopos que significa homem;

B) logos que significa estudo, razão, pensamento.

CONCEITO: Antropologia é o estudo do homem. Como ciência da humanidade, ela é responsável por conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade. (MARCONI; PRESOTO, 2006).

Quais os costumes, crenças, medos, anseios, alegrias e tristeza de um povo? O que é considerado honrado?  O que leva uma tribo ou uma nação inteira para o conflito, para a guerra, para o genocídio? 
Trecho do Filme O Último dos Moicanos

TRECHO DO FILME “O ÚLTIMO DOS MOICANOS”
Transcrição do Diálogo presente no presente trecho.
______ (Cacique) Seus machados estão vermelhos...
______ (Magua) Muitos ingleses estão mortos Grande Cacique.
E Magua tornou-se grande líder. Espera seu reconhecimento. Eu trouxe alguns dos meus prisioneiros para honrá-lo.
Magua vendera o oficial inglês aos franceses. A recompensa será meu presente para você.
As mulheres são filhas do chefe branco Munro.
Serão queimadas. Assim todos dividirão esses troféus de honra. (canibalismo – tradição na tribo – queima as pessoas vivas e todas comem um pedaço para adquirir seus “poderes”)
____ (Carabina Longa) Eu não falo Huron. Você fala francês, Major?
____ (Major, oficial inglês) Falo!
____(Carabina Longa) Traduza para o francês todas as palavras que eu falar.
___ (Major traduzindo fala do Carabina Longa) Vim até vocês desarmado e em paz, para que não ouça bobagens Cacique!
Liberte as filhas do falecido  Coronel Munro.
Não desperte a ira dos ingleses matando inocentes.
____(Magua) Montcalm e nossos amigos franceses são mais fortes que os ingleses.
Não teremos a ira dos ingleses.
____( Major traduzindo fala do Carabina Longa) Cacique! Os pais franceses fizeram a paz. Magua a quebrou! Não é verdade que os franceses serão amigos até dos Huron.
____(Magua) Nosso pai francês ficou feliz em saber que nunca mais teria de lutar de novo com os mesmos ingleses.
____(Cacique) O homem branco veio e trouxe a noite para o nosso futuro.
Nosso Conselho pergunta desde que eu era menino: “O que os Huron devem fazer?”
____(Magua) Agora os franceses também temem os Huron. Isso é bom! Quando mais Hurons ficarem mais fortes que seus medos, faremos um novo acordo de comércio com os franceses.
Nós nos tornaremos negociantes como os Brancos.
Tomaremos as Terras dos Abenaki, as Peles dos  Osage, Sauk e Fox.
Trocaremos por ouro. Não menos que os brancos, tão fortes quanto eles.
____( Major traduzindo fala do Carabina Longa) Será que Magua usaria os métodos dos franceses e dos ingleses?
Você Usaria?
___(Magua) Sim!
___( Major traduzindo fala do Carabina Longa) Teriam os Huron ganância por mais Terras que um homem poderá usar?
Os Huron enganariam os Senecas ao levar todas as peles de toso so animais da floresta em troca de contas e uísque forte?
Esses são os costumes dos comerciantes, e de seus senhores na Europa, infectados com a ganância.
O coração de Magua está confuso.
Acabará como os que o confundiram.
Eu sou Nathaniel dos Yengeeses. Hawkye, filho adotivo de Chingachgook, dos Moicanos.
Liberte as filhas do falecido Munro e o Oficial Inglês.
Este cinto, lembrança dos dias do Povo do meu pai, é penhor de minha verdade.
___(Magua) Você destila veneno em duas línguas.
____(Cacique) Magua é um grande Chefe Guerreiro, mas seu caminho nunca foi o dos Huron.
Magua fica com a filha mais jovem de Munro, para que a semente de Munro não morra e o coração de Magua volte à Paz.
O Oficial inglês volta para os ingleses. Assim sua ira será menos intensa.
A filha Morena de Munro queimará no folgo pelos filhos mortos de Magua.
Carabina Longa, vá em paz!
____(Carabina Longa) Traduza!
Eu por ela!
____( Oficial Inglês) Mate-me! Um oficial inglês!
Eu por ela!
___(Magua) Vamos juntar-nos aos Huron dos lagos!
Esta não é a voz da sabedoria.
Vocês são mulheres! Escravas! Cachorras! Cuspo em vocês!
____(Carabina Longa) Inpeça-os!
____(Oficial Inglês) Pare!
____(Carabina Longa) Sou Carabina Longa! Minha morte é uma grande honra para os Huron!
Matem-me!
Traduziu?
____(Oficial Inglês) Sim!
____(Cacique) Assim será!
___(Oficial Inglês) Falei para me matarem.
Me matem! Saudações senhor! Pegue-a e vá embora!
____(Filha Morena de Muron) O que farão com Ducan?
Onde está Alice?
Alice!?
(...)
____(Ansião, último dos Moicanos) Grande Espírito e Criador de toda a vida...um Guerreiro partiu como uma flecha veloz lançada rumo ao Sol.
Receba-o e faça-o sentar-se junto ao Conselho de meu Povo. Ele é um Uncas, meu filho.
Diga-lhe para ter paciência e peça à Morte que se apresse, pois estão todos aí, menos um... Eu!, Chingchgook, o último dos Moicanos.


CONCEITO: Já os autores Hoebel e Frost definem antropologia como: “[a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística" (MARCONI; PRESOTO, 2006, p. 01.).


1.1 Aspectos da antropologia:
Como vimos, a antropologia é uma ciência que busca conhecer o ser humano em sua totalidade e para alcançar esse fim ela se divide em três aspectos:
a) CIÊNCIA SOCIAL: propõe conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados.

Vamos fazer um exercício de imaginação! Qual será a imagem que os antropólogos do exterior possuem a respeito do povo brasileiro já que, quando da greve da Polícia Militar em Pernambuco, houve um caos total em que as pessoas, sem generalizar, é claro, saíram saqueando supermercados, lojas de departamentos e etc.

Em total oposição a este fato, como nos causa espanto, por exemplo, os exemplos de honestidade do povo Holandês. Nas estações de trem existem os locais para você adquirir o seu cartão de embarque e não existe alguém para vigiar se você vai ou não pagar e todo mundo paga para embarcar como deve ser em uma sociedade civilizada e honesta.
São exemplos de como vivem dois diferentes grupos em sociedade.
b) CIÊNCIA HUMANA: volta-se especificamente para o homem como um todo, sua história, suas crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem, etc.
Comentamos em sala de aula a respeito do Povo Dogon do Mali na África. Um povo muito curioso que possui diversas crenças, crenças essas que chamaram a atenção de antropólogos desde a década de 20 do século passado e o que mais chama atenção é que suas crenças estão sendo confirmadas pela astronomia moderna.
Falamos também sobre o direito ou não de “Poder morrer” o que também envolve o estudo da antropologia humana na área da ciência humana. Para contextualizar nossas discussões, utilizamos o vídeo intitulado O Solitário Anônimo produzido por Débora Diniz que segue:

C) CIÊNCIA NATURAL: interessa-se pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução, seu patrimônio genético, sua anatomia, sua fisiologia.

OBS. Até aqui a humanidade evoluiu com a seleção da espécie e, dentro do universo em que conviveu a espécie Humana "Homo" com 7 espécies diferentes, ficando apenas a Homo sapiens, a pergunta que temos é: "A humanidade ainda continua evoluindo de forma eficaz?"
Uma provocação é o filme Idiocracia - Emburrecimento
 

Pense nisso!
Artigo com o título: 

O risco à civilização e o surgimento do Homo stupidus stupidus

Autor do artigo: RUBENS R.R. CASARA é juiz de Direito do TJRJ e escritor. Doutor em Direito e mestre em Ciências Penais. É professor convidado do Programa de Pós-graduação da ENSP-Fiocruz. Membro da Associação Juízes para a Democracia e do Corpo Freudiano.




Documentário que retrata as diferenças socioeconômicas e culturais de duas regiões brasileiras (Nordeste e Sudeste). Produtor: Ednaldo Cortez