"O torturador não é um ideólogo, não comete crime de opinião, não comete crime político, portanto. O torturador é um monstro, é um desnaturado, é um tarado" (Ayres Brito)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

REVISTA VEJA: um dos piores veículos de informação do país não me deixa em paz

O verdadeiro papel dos órgãos de imprensa é informar. Uma democracia forte só se sustenta com princípios republicanos e um povo muito bem informado. A informação é elemento fundamental para subsidiar as decisões de um pai de família, de um governante, um professor, uma dona de casa ao realizar compras para sua dispensa, enfim, boas decisões carecem de boas informações.
Neste diapasão, um veículo de informação possui o dever ético de apresentar notícias verdadeiras, fundamentadas em fatos, documentos e na realidade dos acontecimentos sociais, políticos, econômicos, culturais, etc de seu país.
A Revista Veja ao noticiar que a “Era Lula” foi administrada pelo governo mais corrupto da República falha vergonhosamente com o seu dever de informar, representando um real prejuízo ao País e ao Estado Democrático de Direito, o que é característica predominante deste “veículo de informação” (Revista Veja).
Jamais se investigou e combateu tanto a corrupção como no Governo Lula. Foram criadas diversas formas de controle dos gastos públicos, além da obrigação da publicação de todas as contas e gastos públicos em sítios da internete, amplo investimento de recursos na Polícia Federal e o fato de que o país deixou de ter um “Engavetador Geral da República” e passou a ter um verdadeiro Procurador Geral da República.
Outrossim, jamais também, na história da República Federativa do Brasil foi possível observar, como na “Era Lula” a prisão de grandes empresários, Governadores, Prefeitos, Deputados, Juízes de Direito e “Poderosos em geral” envolvidos com corrupção.
Neste sentido, qualquer cidadão deste país, minimamente bem informado, ou seja, que não baseia suas informações apenas na leitura da Revista Veja, terá condição de discernimento suficiente para identificar que houve uma importante mudança na “Vida republicana brasileira”, principalmente com relação ao combate à corrupção.
Este “veículo de informação” a Revista Veja, do ponto de vista deste docente do Curso de Direito de uma Universidade Estadual possui real capacidade de alienar parcela importante de cidadãos brasileiros (alguns de seus leitores). Digo alienar, pois, ao desinformar, ou seja, noticiar em suas paginas notícias com dados manipulados, notícias tendenciosas, sem o mínimo de imparcialidade e respeito para com a ética e a verdade, bem como, notícias que ignoram vergonhosamente os fatos políticos, sociais, culturais, econômicos, etc, de seu país, a Revista Veja nada mais faz do que desinformar e alienar o seu leitor, pelo menos, o leitor menos informado.
O papel de desinformação e alienação da Revista Veja torna-se mais preocupante quando observamos que o Governo do Estado de São Paulo comprou milhares de assinaturas desta revista para distribuir em escolas públicas estaduais. O aluno dessas escolas terão, neste sentido, maiores chances de alienação do que os demais alunos, pois estarão recebendo informações viciadas, tendenciosas, preconceituosas, enfim, informações que não primam pela mínima ética jornalística.
Por fim, desejo registrar que estou recebendo telefonemas com periodicidade semanal da Editora Abril com intuito de oferecer-me a assinatura da Revista Veja. Toda vez que recebo referidos telefonemas explico para o vendedor que não desejo assinar e meus motivos, dentre eles, o fato de ser, em minha opinião, um dos piores veículos de informação que temos no país. Não sei se é desespero da Editora Abril ou se é absoluta desorganização da editora mesmo, já que, depois de reiteradas críticas quanto ao conteúdo da revista para seus vendedores, os mesmos teimam em ligar-me toda semana para oferecer a assinatura do detestável periódico semanal.
Pretendo processar a Editora Abril por Assédio e Danos Morais pelo constante incômodo que seus vendedores estão provocando com suas insistentes ligações que teimam em invadir a privacidade e sossego de meu lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário