"O torturador não é um ideólogo, não comete crime de opinião, não comete crime político, portanto. O torturador é um monstro, é um desnaturado, é um tarado" (Ayres Brito)

quarta-feira, 5 de julho de 2017

GABARITO DA AVALIAÇÃO DE ANTROPOLOGIA JURÍDICA 05/07/2017

GABARITO DA PROVA DE ANTROPOLOGIA 05/07/2017
1) Explique o que vem a ser a Escola Antropológica denominada por “Evolucionista” e também, qual o problema provocado por conta das conclusões dos adeptos da teoria Evolucionista quando do encontro com outras culturas, outros povos:
RESPOSTA: Para os “Evolucionistas” o convívio com a natureza, ou seja, a influência do homem ao ter que se adaptar com as condições da natureza, clima, busca de alimentos, caça, fez com que houvesse a evolução do homem em diferentes níveis, em diferentes regiões, de conforme a sua adaptação com essa influência externa provocada pela natureza. Neste sentido, não as espécies mais fortes sobreviveriam e sim as que melhor se adaptassem ao ambiente em que viviam e as mudanças ocorridas neste ambiente.
O problema com relação aos adeptos de referida teoria é que, a partir da concepção da Teoria Evolucionista surgiram as teorias a respeito do relativismo cultural, superioridade cultural, em que determinadas culturas se julgaram superior a outras culturas em razão do estágio de desenvolvimento tecnológico que determinados povos se encontravam e isso foi a semente da serpente para as doutrinas fascistas, nazistas, nacionalistas que tanto horror já causaram na humanidade.
2) Explique a importância da “cultura” para a Escola Antropológica denominada “Funcionalista:
RESPOSTA: Na Escola Antropológica Funcionalista a cultura foi valorizada como ferramenta de estudo para buscar entender as sociedades primevas e tentar compreender como se desenvolviam. Destaca-se nesta escola o entendimento de que o desenvolvimento de grupos humanos deveriam estar relacionados e permeados à determinados valores que fortalecessem a união do grupo.
3) Com relação a Escola Antropológica denominada “Estruturalista Marxista” explique como ocorreriam as forças exteriores que poderiam forçar a alteração das superestruturas formadas, por exemplo pelo conjunto da família, religião, cultura e política):
RESPOSTA: Para a Escola Antropológica denominada Estruturalista Marxista, as superestruturas de uma sociedade formadas pela família, religião, cultura, política, etc, não estavam imunes a influências externas, como por exemplo uma crise na produção econômica, ou uma crise na quebra de uma produção agrícola provocada por um inverno severo que provocasse fome no povoado e essas crises, obviamente, traziam nervosismo, reivindicações e distensões que acabavam por provocar mudanças nas estruturas, sejam elas familiares, religiosas, culturais e na própria política, por essa razão recebeu o nome de escola Estruturalista Marxista. Na sala de aula dei como exemplo para vocês a questão da Revolução Francesa, o povo já estava pagando muitos impostos, e haviam alguns problemas estruturais, mas o estopim para que o povo realmente se convulsionasse em uma revolução de nível tão avassalador, além das ideias iluministas, foi um fator externo de causa natural que foi um inverno muito rigoroso que provocou a quebra da produção agrícola e muita forme.
Para citar um cenário parecido atual, alguns cientistas sociais e políticos brasileiros e estrangeiros acreditam que mesmo com um congresso tão corrupto, com um presidente denunciado por tantos crimes, com um ambiente político tão podre, envolvendo inclusive o Poder Judiciário, o povo brasileiro só irá mesmo se revoltar a ponto de “virar a mesa” se ocorrer algo semelhante no Brasil a ponto de provocar enorme índice de desemprego, fome e revolta.
4) Explique o que vem a ser um hominídeo e qual a importância para a evolução humana da liberação das mãos:
RESPOSTA: Hominídeo é o homem em sua fase de lenta evolução física e intelectual do primata até alcançar a espécie atual. A importância de liberar as mãos é que a partir do momento em que deixar de usar os membros superiores apenas para locomoção e passa a utilizar para confeccionar utensílios e demais habilidades, essa ação, provoca o desenvolvimento de nosso cérebro o que foi considerada uma etapa importantíssima na cadeia evolutiva de nossa transformação de hominídeo para homem, homo sapiens.
5) Explique o que é a Antropofagia e explique ainda se na história humana essa prática entrou como prática cultural ou necessidade para o desenvolvimento da humanidade:
RESPOSTA: Antropofagia é a prática de se comer carne humana ou partes do corpo do inimigo ou do guerreiro derrotado, acreditando, por vezes, na transferência de seus poderes para as pessoas que se alimentam com sua carne. Essa prática foi considerada uma das etapas importantíssimas de evolução da humanidade já que a proteína da carne foi essencial para o desenvolvimento do cérebro humano em múltiplas áreas e habilidades de homo que o hominídeo buscou essa proteína tanto em animais como na prática do canibalismo. Por um determinado tempo se acreditou que a antropofagia foi uma ação cultural, no entanto, depois de vários estudos, chegou-se a conclusão que foi mais uma necessidade do que apenas uma prática cultural.
6) Explique a relação entre o conhecimento alcançado pelo homem na sua evolução e a relação deste conhecimento com a Dominação da Natureza, citando ainda algumas das consequências principais consequências apresentadas pelo autor:
RESPOSTA:  O desenvolvimento do conhecimento potencializa enormemente a dominação e a exploração da natureza pelo homem e do homem pelo próprio homem: quando conhece o funcionamento da natureza deixa de respeitá-la e passa a dominá-la. Neste sentido, com o sentimento de domínio sobre algo, não doa mais, passa se apropriar, negociar, trocar, vender. Quando conhece passa a explorar e dominar a natureza e seu semelhante, o próprio homem. Dá um salto do natural para o industrial, do mito para a religião, da tolerância para a intolerância e os interesses mesquinhos, da regra ao poder da divisão, da solidariedade, para a propriedade privada, o surgimento de posse, os conflitos, etc.
7) Com relação ao documentário À margem do Corpo de Débora Diniz, e relacionando com o que você aprendeu a respeito das escolas antropológicas e o poder das instituições na sociedade, com base neste aprendizado, qual a instituição que mais influenciou/tumultuou a vida de Deuseli no trauma e consequências do “estupro” que a acometeu: ( Essa questão possui algo grau subjetivo também, para alguns será a instituição Estado, para outros a Igreja/Religião, para outros a Justiça, etc)
RESPOSTA: Deuseli foi prejudicada por inúmeras instituições, pela Justiça, pela Saúde, pelo Estado, pela Sociedade, mas, sem dúvida alguma, a Igreja foi a instituição que mais lhe prejudicou. A igreja tentou influenciar Deuseli em várias fases de seu drama, causando certamente enorme confusão, mas a meu ver, e talvez a pior e imperdoável influência da igreja para com Deuseli foi tratar uma questão médica, que necessitava de atendimento médico, como um fenômeno de possessão demoníaca o que, certamente, deve ter causado maiores danos neurológicos, provavelmente irreversíveis.  
8) Levando-se em consideração a Escola Antropológica denominada Funcionalista, realize uma análise antropológica do Documentário À margem do corpo, em especial, no tocante, as mais diversas formas com que Deuseli foi classificada ao longo do documentário:
RESPOSTA: Para a Escola Funcionalista a cultura e os valores culturais possuem um valor muito grande e neste sentido, quando Deuseli é classificada pejorativamente das mais diversas formas ((+/-) negra, (+/-) estuprada, (+/-) feia, (+/-) vítima ou (+/-) prostituta, entre outros tantos atributos (na moral do que é pensado como bem ou como mal) é possível observar os valores de uma sociedade pesando e julgando uma pessoa que, na maioria das vezes, pouco conhecem e referido julgamento é precipitado e bem preconceituoso.
9) Aponte e explique as principais estruturas antropológicas que são possíveis identificar no documentário:
RESPOSTA: A bem da verdade houve um erro ao formular a questão e no local de “apontar as estruturas” o correto seria “apontar as instituições”, neste sentido era para você apontar instituições como a Igreja, a Família, a Justiça, o Estado, a Sociedade, etc.
No documentário podemos identificar inúmeras estruturas antropológicas, tais como
10) Essa é uma questão livre que pretende identificar o seu desenvolvimento perante o curso de direito até o momento, e, em especial, com relação a disciplina de antropologia. Descreva os impactos, o que lhe chamou atenção, comoveu, perturbou etc, com relação a história de Deuseli:

Questão subjetiva e pessoal

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